//
you're reading...
Blogs | Sites, Inspiração

O fotojornalismo multimidia da UNC (Chapel Hill)

O fotojornalismo multimidia tem ganhado muito espaço nos últimos anos. Desde o estabelecimento dos altos padrões de produção do Media Storm, Bombay Flying Club etc, muitas iniciativas semelhantes vêm ocorrendo em diversas partes do mundo. Aprender essa linguagem e desenvolvê-la em alto nível não é uma tarefa fácil. É necessário contato e troca de experiência com grandes fotojornalistas, é preciso aprender técnicas de filmagem com DSLR, coisa não muito simples; é preciso entender a lógica da montagem não-linear, e não apenas encontrar mas desenvolver seu estilo na ilha de edição.

Eu confesso que não sei como anda a reflexão sobre fotojornalismo multimídia nas universidades brasileiras. Mas, nesse tópico, sei que a Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade da Carolina do Norte tem realizado trabalhos excepcionais nos últimos anos.

Galeria Multimídia da Escola de Jornalismo

A Escola de Jornalismo da UNC tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos temáticos, com linguagem documental, nos quais os estudantes produzem estórias paralelas, mostrando as várias facetas do problema em questão. O trabalho é dividido, e os estudantes têm oportunidade de, em diferentes estórias, desempenharem diferentes papéis em cada fase da produção.

Gostaria de deixar mais dois projetos como referência (eu já havia destacado o excelente What now Argentina há algum tempo atrás).

O primeiro deles é o excepcional e relevante Powering a Nation, uma reflexão sobre a política energética norte-americana e suas conseqüências sociais. O segundo é uma reflexão sobre a imagem do México, chamado Reframing Mexico, recentemente lançado.

Para os que gostam, sugiro que explorem os vídeos, e vejam as diferentes formas de abordar cada estória, as possibilidades narrativas, a linguagem e outros aspectos que fazem da Escola de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte, uma referência na produção do fotojornalismo multimídia.

Advertisements

About Carlos Henrique R. de Siqueira

sociólogo e historiador, com interesses em fotografia documental, fotojornalismo e produção multimídia. sociologist and historian interested in documentary photography, photojournalism and multimedia.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: