//
you're reading...
Blogs | Sites, Inspiração

O maquinista | Coletivo Garapa

English Version via Google Translate (it’s not good, but it’s the possible for now)

Garapa é um dos poucos coletivos no Brasil que entraram de cabeça na produção multimídia, e a fazem em altíssimo nivel. O coletivo trabalha para grandes clientes como o Banco Itau e a MTV, mas também presta uma importante atividade de base, realizando oficinas país afora, disseminando informação e conhecimento.

O maquinista - Coletivo Garapa. Foto: Pedro Silveira

O Maquinista é o resultado de uma das oficinas realizadas pelo coletivo na Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. O vídeo mostra o trabalho de Alexandre, um dos poucos maquinistas da estrada de ferro que passa pela cidade. Como o Brasil não tem uma tradição ferroviária muito marcante, é bastante interessante conhecer um pouco mais sobre esse universo. A idéia de tomá-lo como personagem realmente é boa. E a riqueza desse universo, de pessoas que praticam uma atividade tão presente no imaginário mas tão pouco conhecida atrai a curiosidade do expectador.

Se fosse apontar uma questão que poderia ter sido aprimorada no vídeo, eu diria que faltou imprimir um pouco mais de profundidade à entrevista. Ao menos para mim, fiquei com a sensaçãpo de que o personagem não entregou muito sobre si mesmo, e o foco ficou levemente perdido entre entre a estória do maquinista e a da ferrovia. Nesse caso, uma decisão em fazer uma imersão em uma ou outra direção talvez pudesse ter resultado numa mescla mais densa entre o personagem e sua profissão. Às vezes escolhendo uma porta de entrada e investindo nela, é possível chegar mais a fundo, agregando reflexões e fragmentos de fala que proporcionam uma visão mais completa sobre o tema que queremos abordar. Isso é essencial num gênero rápido como o webdocumentário.

Eis o vídeo:

Advertisements

About Carlos Henrique R. de Siqueira

sociólogo e historiador, com interesses em fotografia documental, fotojornalismo e produção multimídia. sociologist and historian interested in documentary photography, photojournalism and multimedia.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: