//
you're reading...
Inspiração

La Rinconada | Michael Robinson Chavez

English version via Google Translate

O video de hoje é puro fotojornalismo da mais alta qualidade. Trata-se do trabalho La Rinconada: Peru’s city of dreams, do fotojornalista Michael Robinson Chavez. Michael foi um dos instrutores no Foundry Workshop Photojournalism em Buenos Aires, no qual estive presente. Ele trabalha no Los Angeles Times, e faz frequentes visitas à América do Sul.

La Rinconada: Peru’s city of dreams. Por Michael Robinson Chavez

Nesse trabalho, Michael retrata o cotidiano de Rinconada, no Peru, uma cidade tomada pela febre do ouro. Perigosa e insalubre, ela recebe pessoas vindas de todas as partes do país. Eles buscam, como é recorrente nesse tipo de situação, uma forma rápida de enriquecimento. Esse sonho – geralmente ilusório – não afeta apenas os desempregados e mineradores de ofício mas, também, gente qualificada, que sem encontrar melhores postos de trabalho em suas cidades, partem para Rinconada em busca do ouro.

O trabalho de Michael usa um recurso bastante interessante no gênero do fotojornalismo multimídia: ele se coloca na estória. Ou seja, ele não narra uma estória de terceiros, mas se coloca na narrativa e usa sua própria voz para dar sentido a tudo que viu e ouviu. O trabalho é praticamente todo em stills, com um resultado que me agrada muito.

Não é preciso dizer que um trabalho como esse requer um comprometimento e uma paixão visceral pela atividade fotojornalítica. Colocar-se nas situações de riscos imediatos e de médio ou longo prazo, em nome do trabalho, não é uma decisão fácil. Entrar como um estranho numa comunidade cheia de desconfiaças, e faze-la aceitar a presença de uma câmera fotógrafica é esforço enorme. Sem contar, na possibilidade de ser vítima de violências de todo tipo, numa zona onde a polícia tem pouca ou nenhuma presença. Enfim, as dificuldades de realizar satisfatoriamente um trabalho nessas condições são enormes, e superá-las, ao finalizar um trabalho desse calibre é um feito que merece reconhecimento.

La Rinconada foi publicada na sessão Framework, do jornal Los Angeles Times. Vejam vocês mesmos o belíssimo trabalho:

Advertisements

About Carlos Henrique R. de Siqueira

sociólogo e historiador, com interesses em fotografia documental, fotojornalismo e produção multimídia. sociologist and historian interested in documentary photography, photojournalism and multimedia.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: