//
you're reading...
Blogs | Sites, Inspiração

Now what Argentina? | UCN and UCA

English version via Google Translate

O projeto Now what Argentina?, realizado pelo Departamento de Jornalismo da Universidade da Carolina do Norte e a Pontifícia Universidad Católica da Argentina é um exemplo perfeito das possibilidades de um projeto multimídia. Aqui não há estórias isoladas. Todas as 16 produções estão conectadas ao tema unificador, que é um questionamento sobre o passado e o futuro da Argentina.

Projeto “Now What Argentina?”

Depois da grave crise de 2001, e da derrocada econômica do Estado, a população Argentina teve que se reacomodar a nova situação, atravessando um período de violentos conflitos políticos, que deixou quase 40 mortos.

Esse é o quadro que engloba todas as estórias contidas no projeto. Os vídeos tratam de temas como o aumento do uso de drogas, o fenômeno da pobreza extrema, a violência política de 2001, até o importante trabalho com o presidente Fernando de La Rúa, que renunciou no período da crise. O acesso ao ex-presidente argentino é uma prova da excelência e da seriedade do empreedimento que foi levado a cabo por estudantes de jornalismo dos EUA e da Argentina.

Acessem a página, vejam as estórias que mais lhe tocarem. O ponto forte desse trabalho é justamente sua integração e coerência. Diferentes abordagens, diferentes pesonagens, diferentes perspectivas sobre um tema comum, e conduzido por uma equipe binacional.

De todas as estórias, eu destacaria duas: a primeira é For Alberto (with english subtitles), um trabalho sensível sobre uma das pessoas mortas durante os conflitos de 2001. Alberto foi brutalmente assassinado pela polícia nas mediações da Plaza de Mayo.

A segunda, é justamente a conversa com Fernando de La Rúa, The Breaking Point (with english subtitles). Suas visão dos acontecimentos parecem nem sempre estar de acordo com os fatos, como sua negação da violência policial.

Advertisements

About Carlos Henrique R. de Siqueira

sociólogo e historiador, com interesses em fotografia documental, fotojornalismo e produção multimídia. sociologist and historian interested in documentary photography, photojournalism and multimedia.

Discussion

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: O fotojornalismo Multimidia da UNC (Chapel Hill) « movimento multimídia - October 6, 2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: