//
you're reading...
Blogs | Sites, Inspiração

Wasteland | Bombay Flying Club

English version via Google Translate

No Foundry Photojournalism Workshop desse ano, participei de um curso oferecido por Henrik Kastenskov, do coletivo dinamarquês Bombay Flying Club. O coletivo nasceu da insatisfação de um grupo de fotojornalistas quanto ao tratamento dispensado pelos jornais às suas matérias e fotografias. Muitas vezes, o trabalho de semanas era publicado parcialmente, quando muito; matérias de imensão com investimento na produção de fotografia tinha poucas fotografias publicadas, e, não raro, as fotos eram excessivamente cropadas, o que acabava desestruturado a concepção inicial do fotojornalista.

Por isso, esse grupo decidiu montar um escritório de venda de conteúdo, composto por encomendas ou matérias criadas por iniciativa própria. O trabalho multimídia garantia uma ampla flexibilidade ao permitir que fossem publicadas em sites de jornais e revistas e/ou aproveitados por TVs. Além de garantir que o conteúdo integral seria apresentado, sem ter que passar pela tesoura do editor.

Wasteland - Bombay Flying Club

Wasteland é um dos trabalhos mais marcantes do grupo, e leva sua marca registrada: são trabalhos que lidam com temas difíceis em locais problemáticos. Trata-se de uma matéria sobre a cidade de Jharia, que vive sob uma mina de carvão devido às técnicas excessivamente agressivas de exploração empregadas pelas empresas de mineração da região. O carvão, quando em contato com certas substâncias da superfície, começa um processo de combustão. A cidade convive com um terreno instável, carvão em combustão durante 24 horas por dia, incêncios constantes, e mortes por conta dos gases tóxicos produzidos nesse ambiente.

Wasteland tem uma fotografia primorosa, e uma edição muito bem cuidada. Além de uma música que não se sobrepõe à imagem, ao contrário, ressalta suas qualidades. Vejam o trabalho:

Advertisements

About Carlos Henrique R. de Siqueira

sociólogo e historiador, com interesses em fotografia documental, fotojornalismo e produção multimídia. sociologist and historian interested in documentary photography, photojournalism and multimedia.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: